Um breve roteiro para os síndicos modernizarem a academia

Quinze anos depois de implantado, o Condomínio Ville Belle Époque, na zona Oeste de São Paulo, investiu alto no retrofit da academia que atende aos moradores de suas 110 unidades:

academia fitness

Cristovão Luís Lopes: Pouco depois de sua reinauguração, academia foi fechada por causa da Covid-19 e reaberta em julho de 2020

O espaço foi ampliado e recebeu novos equipamentos para práticas aeróbicas, de musculação e de exercícios de crossfit (um tipo de treinamento de força e de condicionamento, que usa movimentos funcionais). “Incorporamos esse novo conceito ao espaço”, afirma o gestor Cristovão Luís Lopes, que também atua como síndico profissional.

Segundo ele, os equipamentos foram definidos depois de consultas aos usuários mais frequentes da academia, bem como aos seus treinadores, que recomendaram a compra de uma linha profissional e robusta. “Tínhamos equipamentos semiprofissionais, obsoletos, da época da entrega do condomínio. Eles vinham gerando um alto custo de manutenção”, pontua. Aprovada em assembleia, a modernização começou no segundo semestre de 2019, com a incorporação de um espaço que era usado para a sauna seca. Em fevereiro de 2020 a academia foi reinaugurada, mas teve que ser fechada no final de março por causa da quarentena decretada em função da pandemia do novo Coronavírus. Foi reaberta em julho (Leia mais na pág. ao lado). Nesse período, uma nova sauna estava sendo construída em outro local, “com upgrade” em seus serviços aos moradores, pois ela inclui agora as versões seca, úmida e uma saleta de estar.

NOVIDADES NO “RETROFIT” DA ACADEMIA

PISO

– Instalação de um modelo emborrachado ecológico intertravado, com amortecimento de impacto. Este é o segundo piso que o condomínio troca em sua academia desde a implantação;

CONFORTO ACÚSTICO

– Aplicação de lã de rocha no forro para evitar que o ruído incomode os moradores do 1º andar;

CONFORTO TÉRMICO

– A sala dispõe de aparelhos de ar condicionado (desligados por causa da pandemia);

APOIOS AOS EXERCÍCIOS

– Novos espelhos, espaldar e barras;

BANHEIROS

– São dois novos sanitários, um deles acessível;

MOBILIÁRIO

– Nichos e prateleiras para o apoio de acessórios e objetos de uso pessoal;

DECORAÇÃO

– Revestimentos especiais em alguns pontos (comprados sob medida) e nova luminotécnica.

academia do prédio

ACADEMIA: INVESTIMENTO CONTÍNUO – O síndico Marco Antonio Marcondes, do Condomínio Link Cambuci, na região central de São Paulo, acaba de adquirir um banco reclinável e um cavalete de agachamento para equipar a academia do prédio (foto) de 133 apartamentos. Segundo ele, o uso é intenso e o ambiente está integrado a uma sauna, por isso requer melhorias constantes. Depois de permanecer fechada entre o final de março e o mês de julho, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a academia foi reaberta aos condôminos em agosto de 2020, com restrição para o número de frequentadores.


Matéria publicada na edição – 262 – nov-dez/2020 da Revista Direcional Condomínios

Não reproduza o conteúdo sem autorização do Grupo Direcional. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Autor