Uma “leitura” do condomínio pelo aspecto das relações humanas e de seu impacto social

Advogado Michel Rosenthal Wagner lança obra sobre o tema em 02/03

 

Na próxima segunda-feira, dia 2 de março, o advogado Michel Rosenthal Wagner lança em São Paulo a obra “Situações de vizinhança no condomínio edilício”, trazendo uma nova abordagem em relação às demais publicações voltadas ao segmento. Produzido pela Editora Millennium, o livro é fruto de sua dissertação de mestrado, defendida junto ao Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos, Subárea de Direito Ambiental, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em outubro de 2014.

Conforme registra o subtítulo, o foco da obra recai sobre o “desenvolvimento sustentável das cidades, soluções de conflitos, mediação e paz social”. Michel R. Wagner situa a abordagem: “Ela traz de forma inovadora o tema da sustentabilidade do desenvolvimento urbano contextualizando o condomínio edilício como situação de vizinhança nas cidades. Diferente de outras obras que tratam do fenômeno condominial, focaliza tecnicamente seus ocupantes como grupos de convivência com a vizinhança, com o meio ambiente urbano e a natureza. Discute a responsabilidade do condomínio na construção de cidades para pessoas, boas para residir, trabalhar e recrear-se com saúde, sossego e segurança.”

Entre os temas analisados, encontram-se, do ponto de vista das relações internas, a “diversidade social, acessibilidade, áreas de lazer e recreação intramuros, segurança e vigilância digital”. Já da perspectiva de sua interação com a vizinhança, entram questões como as “emissões sonoras, tratamento funcional e estético, fachadas e comunicação urbana, calçamento e paisagismo, mobilidade, fechamento e muramento das áreas, segurança e proteção da violência urbana, além da economia e aproveitamento dos recursos naturais”. A ideia do autor é colocar em cena os ocupantes dos condomínios e os impactos de “suas relações e interações”.

Toda essa leitura é feita “à luz das seis dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social, ambiental, política, cultural e histórica)” e sob a defesa da “via da arbitragem para solução rápida de conflitos”, buscando-se “convivências harmoniosas e felizes entre pessoas e famílias”.

O público-alvo da obra é formado por especialistas que atuam com condomínios, síndicos, além de profissionais que trabalham em prefeituras, em escritórios de engenharia e de advocacia, entre outros. Advogado, Michel Rosenthal Wagner graduou-se pela Universidade de São Paulo, fez mestrado na PUC-SP e atua em Direito Imobiliário Empresarial, Direito Contratual e Direito Educacional. É também professor, palestrante e escritor.

Serviço:

Quando: dia 2/03 a partir das 18h
Onde:
Livraria Cultura – Térreo da loja principal Av. Paulista, 2.001 – São Paulo (SP)  Obs.: Próximo da estação do Metrô Consolação (Linha Verde). Há estacionamento no subsolo do Conjunto Nacional (entrada pela rua Pe. João Manuel, 60)
Mais informações
: www.millenniumeditora.com.br

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 18 =