Uso irregular do salão de festas 

No momento, você está visualizando Uso irregular do salão de festas 

Uma das áreas comuns que costuma ensejar reclamações de toda ordem quanto ao uso irregular é o salão de festas. Para gerir esse espaço de modo adequado, é importante que o Regulamento Interno estabeleça regras quanto à sua utilização em dias da semana, horários, ao nível de ruídos aceitável e à proibição do uso exclusivo por terceiros. Ainda que o condômino possa ter feito a reserva do ambiente, ou mesmo pago a taxa pelo uso do espaço, tal condição não lhe faculta transferir o uso exclusivo a terceiros estranhos ao condomínio, comportamento desviante, censurável e reprovável à luz das regras elementares de convivência.  

Assegura-se salutar a adoção de mecanismos de agendamento prévio, acompanhado de termo de responsabilidade. Tem-se ainda que aquele que venha a reservar o espaço se torne diretamente responsável por qualquer não conformidade ou dano que possa afetar o ambiente. Igualmente relevante que se faça obrigado a informar o número de pessoas convidadas para o evento, bem como encaminhar com a devida antecedência a relação nominal dos convidados para que a portaria, física ou remota, possa validar o acesso às dependências do condomínio.  

Importante registrar que a entrada dos convidados, por seu turno, não representa autorização para livre trânsito pelas áreas comuns do condomínio, razão pela qual deverá se restringir ao espaço destinado para a realização de festas, seja este a churrasqueira, o espaço coletivo gourmet ou mesmo o próprio salão de festas.  

Para além de ter que arcar com eventuais prejuízos causados por comportamento desviante, o condômino responsável pela reserva poderá ser penalizado pela imposição de advertência ou multa, a depender da gravidade de sua conduta.     

Matéria publicada na edição 302 julho 2024 da Revista Direcional Condomínios

Autor

  • Colunista Vander Ferreira de Andrade

    Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Pós-Doutor em Direito Constitucional Europeu pela Universidade de Messina (Itália). CEO do “Instituto Vander Andrade” (Cursos de Direito e Gestão Condominial). Mais informações: vanderandrade@bol.com.br