Saiba como reduzir o consumo de água em até 50% no seu condomínio e ainda contribuir com a preservação dos recursos naturais em nosso planeta.
Economizar água é um dever de todo o cidadão. Tudo porque esse recurso natural essencial à vida, apesar de renovável, é também finito. Dessa forma, mesmo em condomínios, onde o custo da água é, na maioria das vezes, dividido entre os moradores e não é possível precisar a quantidade exata gasta em cada apartamento, o uso racional deve ser encarado como respeito à natureza e à humanidade.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma família com quatro pessoas deve consumir no máximo 15m³ ao mês, o que seria uma média de 120 litros/ habitante/ dia. A média per capta para o município de São Paulo fica em torno de 200 a 350 litros/ habitante/ dia, independente do tipo de moradia. Segundo levantamento feito pela ANA (Agencia Nacional de Águas), até 2015 mais da metade da população brasileira enfrentará problemas de falta de abastecimento. Isso porque a oferta e o crescimento da demanda de água, em todo o país, são incompatíveis.
Nos condomínios, novas tecnologias e até mesmo soluções simples podem reduzir o desperdício de água e gerar uma boa economia.
EQUIPAMENTOS ECONOMIZADORES DE ÁGUA
O consumo de água para fins de higiene pessoal pode representar entre 65% a 75% do total gasto em condomínios residenciais e comerciais.
– No chuveiro, um banho de 10 minutos pode gastar até 350 litros de água. Com a instalação de uma Válvula Redutora Dr10, pode se obter uma economia de até 50% sem perder o conforto e qualidade do banho;
– Equipamentos com duplo acionamento para caixas acopladas também geram uma boa economia, pois diminuem a vazão da descarga (3 litros para líquidos e 6 litros para dejetos) sem prejuízo de higienização;
– As Torneiras com acionamento automático ou com sensores, quando instaladas por profissionais especializados na área de Uso Racional da Água, pode gerar uma economia de até 70%;
• PROGRAMA 3R HIDRA
Até 50% de economia sem custo inicial para o seu Condomínio.
Antes de trocar qualquer equipamento convencional por economizadores de água, o ideal é sempre consultar um especialista na área, alerta o Consultor e Especialista em Gestão de Uso Racional da Água da Doutor Economia, Abraão Barbosa. Atendemos diversos clientes, que mesmo com a aquisição desses equipamentos, não obtiveram o retorno esperado. Em muitos casos a economia não ultrapassou os 20%.
O Programa 3R Hidra (Readequação dos Ramais da Rede Hidráulica) da Doutor Economia, propõe-se a gerar uma economia de até 50% sem investimento inicial para o seu condomínio.
O Programa de Uso Racional de Água é feito, sem alterações na estrutura física do edifício, sem alterar a estética dos equipamentos já existentes e, o que é melhor, todo investimento é 100% subsidiado pela própria economia, adequando o seu condomínio a Lei 14018/05 que prevê entre outras medidas, a implantação de soluções de combate ao desperdício e uso racional da água em edificações publicas e privadas. Para saber mais acesse: www. doutoreconomia.com ou Ligue: 11 2568-7150
Informe publicitário
Dr. Economia: Consultoria em uso racional da água
www.doutoreconomia.com
11 2568-7150
São Paulo, 21 de junho de 2011.